A norma ISO 14001 da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) regulamenta o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) desde 2015. Ela é um conjunto de práticas e políticas organizacionais que busca aliar as práticas econômicas com o desenvolvimento ambiental.

Para que serve o SGA?

O Sistema de Gestão Ambiental tem como objetivo a preservação ambiental em um cenário econômico de exploração e uso excessivo dos recursos naturais. Sua utilização busca aumentar a eficiência e a eficácia das empresas, de maneira que utilizem menos recursos e causem menos impacto com suas atividades.

Em resumo, o SGA nada mais é que a busca e implementação de estratégias para reduzir o impacto das ações das empresas no meio ambiente.

Quais os seus princípios?

O SGA é baseado em 6 princípios básicos, sendo eles:

  1. Política Ambiental: A empresa reconhece o que deve ser feito e estabelece suas metas e compromissos de acordo com a política ambiental, assegurando seu comprometimento com o SGA;
  2. Planejamento: Cria-se um plano de ação para atender à política ambiental de acordo com a análise do impacto ambiental de suas atividades;
  3. Implementação: Garante as condições para o cumprimento de seus objetivos e implementa as ferramentas necessárias para a execução das ações;
  4. Monitoramento: Analisa os dados de maneira quantitativa e qualitativa, monitorando se a empresa está em conformidade ambiental;
  5. Revisão Gerencial: Assegura a melhoria contínua das ações ambientais da empresa, por meio da revisão e aperfeiçoamento da política ambiental.

Quais as vantagens da adoção do SGA?

Nas últimas postagens aqui no site onde falamos um pouco sobre a consultoria ambiental, vimos a importância da sua empresa se alinhar ao ESG. O Sistema de Gestão Ambiental, nada mais é do que o ato de “por a mão na massa” para seguir esse modelo de gestão de empresa. Logo, vários benefícios vêm com esse alinhamento, como:

  1. Controle e redução dos riscos de impactos ambientais;
  2. Adequação das empresas à legislação ambiental, evitando multas e punições;
  3. Redução de custos;
  4. Diminuição da utilização de recursos e de geração de resíduos;
  5. Melhoria da qualidade dos serviços e produtos;
  6. Conscientização dos funcionários e dos clientes;
  7. Melhoria da imagem frente ao público geral;
  8. Destaque no mercado;
  9. Certificação ISO 14001.

O que é a certificação ISO 14001?

Esse certificado simboliza que a empresa possui responsabilidade com o meio ambiente e se compromete com políticas e leis ambientais que visam a preservá-lo. Para possuir a certificação, além de cumprir todas as normas estabelecidas, também é preciso treinar todos os funcionários da empresa para atuarem de maneira consciente, assim, todos estarão aptos a identificar problemas e propor melhorias.

A obtenção da certificação leva tempo mas aumenta a visibilidade das empresas nacional e internacionalmente, aumentando sua credibilidade com clientes, fornecedores e parceiros.


Com informações de:

Sistemas de gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso

O que é a ISO 14001?