Como pudemos ver no último post, a consultoria ambiental é uma demanda que vem crescendo atualmente. Isto se deve, em grande parte, à crescente preocupação com a sustentabilidade e preservação dos recursos naturais de nosso planeta. Os consultores ambientais são mais requisitados para poder minimizar estes impactos e adequar as empresas às leis ambientais.

Mas por que sua empresa deve se preocupar em contratar uma consultoria ambiental?

Clientes, fornecedores e patrocinadores buscam, cada vez mais, se manterem alinhados às chamadas “Empresas Verdes”. Estas organizações se preocupam com a manutenção dos recursos naturais e fazem sua parte nesse processo. Quando se alinham ao ESG, estas “empresas verdes” se destacam no mercado, já que geram lucros enquanto contribuem para a preservação ambiental da área em que atuam.

Para usufruir das vantagens de ser uma empresa sustentável e regulada, a instituição deve buscar ações para poder gerenciar os riscos ambientais e garantir o cumprimento das leis necessárias. Além disso, independentemente do setor em que atue, a empresa deve ser capaz de integrar o planejamento e o desenvolvimento dos negócios à estratégias ambientais, além de incentivar o uso dos recursos de maneira mais eficiente.

A minimização do uso de energia elétrica e água, redução da emissão de carbono e de resíduos são alguns dos exemplos mais simples de como uma consultoria pode auxiliar a empresa.

Mas quais a vantagens de ser uma empresa mais sustentável?

  1. Ao agir de acordo com as leis ambientais e progredir em relação ao meio ambiente, a empresa mantém sua imagem para o público em geral. Isto faz com que melhore o relacionamento com clientes, fornecedores e a comunidade, demonstrando confiança em seu negócio e aprimorando cada vez mais sua imagem.
  2. A empresa passa a economizar e diminuir seus gastos, aumentando sua eficiência e diminuindo o uso de recursos.
  3. Ao agir de maneira regulamentada, ela evita denúncias e o pagamento de multas decorrentes do não cumprimento da lei. 
  4. A empresa contribui para a manutenção do ambiente onde atua, evitando danos à comunidade local e à comunidades próximas. Também contribui para o bem estar da população e da flora e fauna ao redor da instituição.
  5. Por fim, se destaca dentre outras empresas e competidores, por instigar a consciência ambiental de seus clientes e de seus empregadores.

A consultoria ambiental é aliada das empresas que querem diminuir seus impactos ao meio ambiente, se destacar no mercado e melhorar sua imagem frente ao público. A contratação de uma consultoria de qualidade pode alavancar seu negócio e minimizar seus gastos, basta se adequar!


Referências: 

ESG é uma preocupação que está tirando seu sono?

A evolução do ESG no Brasil

Pacto Global